jusbrasil.com.br
16 de Dezembro de 2017

Conheça o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Entenda como funciona o Mapa Mental e como ele pode ajudar na construção de reclamações trabalhistas, e no estudo para exames e concursos.

Gustavo Borceda, Advogado
Publicado por Gustavo Borceda
há 8 meses

O Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas começou a ser desenvolvido como um conteúdo de apoio para o artigo Como criar a ação trabalhista perfeita em cinco passos, mas no caminho percebi que ele também poderia ser útil para duas outras finalidades:

  • Para estudar (principalmente para concursos ou exame da OAB), ou simplesmente para quem quer conhecer mais sobre os direitos do trabalhador CLT;
  • Para demonstrar visualmente aos usuários do Gerador de Petições e do Gerador de Cálculos do site Valor do Trabalho quais direitos já estão incluídos no sistema, e quais ainda estão sendo criados;

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

O mapa está sendo desenvolvido através da plataforma Mind Meister e pode ser acessado através deste link.

A imagem acima mostra todos os ramos do mapa com os nós fechados, e é assim que ele aparecerá quando você acessá-lo pela primeira vez. São até agora 13 ramos (módulos), cada um com sua própria estrutura interna, onde estão dispostos os direitos trabalhistas respectivos.

A utilização de ícones de associação (veja abaixo) além da forma visual de organização do mapa ajudam bastante na memorização dos direitos, o que pode ser útil tanto para lembrar de todos os direitos existentes durante a fase de construção da reclamação trabalhista (principalmente na fase de identificação dos direitos), quanto para recordar-se dos direitos na hora de responder questões de exames ou concursos.

O mapa apresenta o conceito e diversos links para aprofundar o estudo, apontando principalmente para o site Jusbrasil, onde é possível aprofundar o estudo ou a pesquisa jurídica.

Basicamente, os geradores já incluem quase todos os direitos constantes do lado esquerdo do mapa, (se tem a bandeirinha verde, está no Gerador de Petições, por exemplo), e apenas alguns do lado direito.

O vídeo abaixo apresenta uma rápida demonstração de uso do mapa (sem som e meio tosco:-), mas que pode ajudar quem nunca viu nada parecido):

https://www.youtube.com/embed/gAp2FKd_o18

Na imagem abaixo, veja o exemplo do ramo de Rescisão Contratual com todos os nós abertos:

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Para abrir ou fechar um nó, basta clicar nele. Veja o nó na imagem ampliada abaixo:

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Cada um dos ramos e subramos possui alguns ícones, como você pode ver na imagem abaixo.

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Estes ícones não são meramente decorativos, possuindo funções diversas que irão auxiliar na memorização, na consulta, na pesquisa jurídica e na posterior revisão sobre cada tema específico que for utilizado na reclamação trabalhista.

Vejamos então qual a finalidade de cada ícone, começando pelos da direita.

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

1 - Link direto

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

É um link, que irá apontar sempre para o tópico respectivo do site Jusbrasil, onde é possível encontrar toda informação jurídica relevante sobre cada tema. No canto direito desta página, você verá este menu, e à partir dele poderá aprofundar sua pesquisa, consulta ou estudo:

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

2 - Notas

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Este ícone traz uma descrição do direito (a mesma das abas "Entenda" das páginas de resultado do site Valor do Trabalho), contendo diversos links e informações importantes.

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

3 - Comentários

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Este ícone traz outros detalhes sobre o direito, como os links para ferramentas do site relativas ao direito em questão.

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Agora os ícones da esquerda:

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

1 - Ícone de associação

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

Este ícone é apenas um desenho associado ao direito (p. Ex. Um relógio para Jornada de Trabalho), e serve para ajudar na memorização.

2 - Bandeiras

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

As bandeiras indicam em que medida o direito respectivo já se encontra implementado no Gerador de Petições do site Valor do Trabalho.

  1. Verde - Já foi implementado no Gerador de Petições
  2. Amarela - Apenas parte já foi implementada

3 - Calculadora

Conhea o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas

A presença deste ícone indica que o direito respectivo já se encontra implementado no Gerador de Cálculos do site Valor do Trabalho.

x

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, cara! Você tem interesse em tranformar isso num aplicativo? Não tô dizendo que tá ruim dessa maneira, tá excelente, mas em forma de aplicativo poderia ficar mais dinâmico e mais fácil de disseminar as informações. O gerador de cálculos do seu site também seria muito útil pros trabalhadores, já que esses cálculos sempre parecem muito complicados e muita gente acaba sendo passada pra trás. Um aplicativo que reunisse essas ferramentas seria excelente pra todo mundo e ainda poderia gerar uma boa receita pra você e pra quem desenvolvesse com publicidade, sem precisar cobrar de quem fosse usar.

Digo isso por que recentemente li essa matéria sobre os apps informais pra cálculo do FGTS ganharam e estão ganhando bastante dinheiro após o anúncio do governo da possibilidade de sacar o valor das contas inativas no fim do ano passado. Alguns chegaram a faturar R$ 70 mil/mês.

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/apps-informais-do-fgts-surfam-onda-de-contas-inativasefaturam-ater70-mil-por-mes.ghtml

Grande abraço! continuar lendo

Oi Eduardo, que legal que gostou! Você é desenvolvedor? Por enquanto estou focado em criar os outros módulos e recursos do site, então não sei até que ponto este seria o momento ideal para transformar o site em aplicativo, mas o mapa talvez ficasse legal mesmo né, vc tem alguma ideia de como fazer isso? Pode usar o mapa como você quiser, e se eu puder ajudar ficaria feliz.

Ah, mas só pra constar, o site é responsivo, e em grande medida é utilizável em qualquer tipo de dispositivo móvel (uso o Twitter Bootstrap).

Bom, pra não tirar o foco do artigo, se tiver interesse me mande uma mensagem privada aqui pelo jus mesmo que continuamos o papo, não tem nada que eu curta mais do que falar sobre tecnologia + direito, e quem sabe não engatamos aí algum projeto...

Abraços! continuar lendo

Saudações!

Como sempre, um excelente e esclarecedor trabalho.

Parabéns! continuar lendo